Chamada de comunicações

Submissão de propostas

Oradores

Comissões

Programa

 

 

Congresso Internacional

Apesar dos esforços das últimas décadas na prevenção das dependências, os relatórios das diversas instituições responsáveis por esta temática, seja a nível nacional como internacional, atestam a alteração dos padrões de consumos. Não só as experiências tendem a ser mais precoces, proliferam novas substâncias, ou combinações de várias, o que recorda, a todo o momento, a necessidade de aprofundar o conhecimento e partilhar práticas eficazes no tratamento e na prevenção.

É nesse contexto que o presente congresso internacional se insere. Organizado pelo Centro de Solidariedade de Braga/Projecto Homem em colaboração com a Universidade Católica de Braga, pretende discutir “Dependências e Riscos na Infância e Adolescência: Da Prevenção ao Tratamento”. Cruzando saberes, da medicina à antropologia, da universidade às comunidades terapêuticas, pretende-se, neste evento interdisciplinar, promover a reflexão e o debate sobre as tendências dos consumos, da experiência ao abuso, para uma intervenção eficaz. Conscientes que só com uma intervenção tão precoce quanto possível se conseguirá responder às necessidades das populações e melhorar a eficácia na utilização de recursos. Importa discutir estratégias e optimizar os meios para o combate a esta problemática.

Assim, convidam-se académicos, investigadores, instituições, comunidades e todos os interessados nesta temática a contribuir para este debate sempre actual.

Marcamos encontro a 25 e 26 de Junho, na Aula Magna da Faculdade de Filosofia – Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa.